logo

O que é um alimento orgânico?

Alimentos orgânicos são cultivados em um sistema orgânico de produção agropecuária, que colabora com o ecossistema, respeita o solo e as características socioeconômicas e culturais, com propósito de manter a qualidade do alimento, além de não utilizar agrotóxicos, pesticidas, fertilizantes sintéticos e químicos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, e ser livre de transgênicos.

 

No Brasil desde 2003, temos a Lei 10.831, que regulamenta a agricultura orgânica no Brasil. Hoje 90% da nossa produção de alimentos orgânicos vem de pequenos produtores e de agricultura familiar.

 

Todo alimento orgânico passa por uma certificação para que seus insumos utilizados no preparo sejam todos de origem orgânico. 

 

Hoje temos 3 tipos de classificação de alimentos orgânicos:

- 100% orgânico, geralmente os alimentos in natura;

- Orgânicos: 95% com insumos de origem orgânica, sendo que os demais 5% podem ser usados para aditivos ou conservantes permitidos por lei;

- Feito com produtos orgânicos: 70% com insumos de origem orgânica, sendo que os demais 30% podem ser usados para aditivos, conservantes permitidos por lei e ingredientes convencionais.

 

Curiosidades sobre os orgânicos:

As hortas orgânicas utilizam adubos que ajudam a restaurar a biodiversidade do solo, trazendo além dos benefícios de quem consome os alimentos, mas também para quem faz a produção e o meio ambiente. Consumir alimentos orgânicos também ajudam muito no fortalecimento da economia local, essa compra estimula a agricultura familiar e distribui melhor a renda.  

 

Você sabia que as joaninhas são grandes amigas dos orgânicos? Mas, são verdadeiras inimigas dos pulgões e demais insetos, por isso é importante que elas se desenvolvam nas plantações de alimentos orgânicos. Para que elas entrem em ação, basta cultivar lírios, tulipas ou coentro. 

© 2022 WeWi Todos Direitos Reservados